Ao fundo o Rio Negro, majestoso, que para esteja ano promete ficar mais cheio do que a maior marca, registrada em 1953, quando trouxe água até ao Relógio Municipal. Antes um pouco, o suntuoso e por demais conhecido, Teatro Amazonas, herança dos áureos tempo da borracha.
sexta-feira, 3 de abril de 2009
Revisitando Manaus
A convite do Alberto, amigo de longas datas, estive em Manaus participando de uma banca de mestrado e reuniões do Projeto MOrFEU (sobre o qual falarei depois).


Aqui o Leonardo apresenta o trabalho acompanhado pelo ouvido atento do orientador, Prof. Alberto:
Os Professores José Francisco e Davidson Cury, acompanham a apresentação>
De volta, passando por São Luís
A viagem de volta pra casa requereu um breve passagem por São Luís, da estrada direto para o Aeroporto.
Por lá não pude deixar de notar dois belos painéis da artista maranhense Dileusa Dinis Rodrigues (Dila) . Não resisti e tirei as fotos a seguir.
Culinária de Caxias
Por lá comi de quase tudo, matando saudades das comidas típicas, saborosas e nutritivas do Nordeste, particularmente do Maranhão.
Destaques para Buxada de Bode, a Panelada e a Linguiça caseira, comidas num restaurante bem simples porém de um paladar caprichado.
Na cantina do Polo da UNIVIMA experimentei o Maria Isabel, um arroz misturado com pequnenos pedaços de carne seca frita.
No Tempero Baiano, teve arroz de puxá, purê de macaxeira e outras iguarias.
Abaixo uma foto do almoço no Tempero Baiano, para comemorar as defesas bem sucedidas e apreciar as delícias da culinária Caxiense.
Tributo ao Poeta
Além da Balaida, um exemplo de movimento popular e tantas coisas importantes, Caxias nos deu Gonçalves Dias, grande poeta, autor da Canção do Exílio
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.
...
No Centro da Cidade tem uma praça em sua homenagem, a Praça Gonçalves Dias.
A Caminho de Caxias
Até onde os olhos conseguem ver, nas margens da estrada que vai de São Luís a Caxias, Palmeiras desta terra, onde cantam os sabiás.
Balaiada
Importantissimo esforço da polução de Caxias para resgatar a história da Balaida, um importante movimento popular ocorrido de 1838 a 1941.
O povo de Caxias construiu o Memorial da Balaida, bem em frente à Pça Duque de Caxias.
O Polo da UNIVIMA em Caxias
A Universidade Virtual do Maranhão tem um Polo em Caxias, onde os alunos do Curso de Especialização participaram das sessões presenciais do curso através de videoconferência.
sábado, 28 de março de 2009
Visitando Caxias - MA
Tomaremos como ponto de partida para este blog uma viagem realizada ao Município de Caxias no Maranhão para participar das bancas de avaliação de 23 alunos que participaram do curso de especialização, "Tecnologia da Informação para Educadores", realizado pelo CINTED (Centro Interdisciplinar pela UFRGS) em convênio com a UNIVIMA.

No Final do dia, após a apresentação da última monografia do dia. uma foto para registrar o encerramento da jornada em Caxias.
Apresentação
Neste blog registraremos pequenas anotações, observações, comentários, relatos e viagens relacionadas com o uso de tecnologias que possam contribuir com o processo de inovação das práticas educacionais, buscando fortalecer e aprofundar o processo de aprendizagem.
Abraços,
Crediné
Abraços,
Crediné
Assinar:
Postagens (Atom)